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quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ENTENDENDO O SURGIMENTO DOS MOTO CLUBES PARTE III

NA AMÉRICA

A imagem de “Bad Boys” transmitidas pelos Moto Clubes se confunde muito com o surgimento dos clubes americanos, entre eles o mais conhecido de todos, os Hells Angels (Anjos do Inferno), que tem em sua cultura uma lista enorme de confusões e contravenções e crimes, fazendo deles um dos moto clubes mais temidos de todos os tempos.

EMBLEMA DOS HELLS ANGELS

HELLS ANGELS

Por volta de 1948 surge na Califórnia na cidade de Fontana através de uma fusão de ex-membros de outros moto clubes surge o grupo ou gangue chamado de Hells Angels. Muito se fala que a origem do Hells Angels vem a partir do final da II Guerra, quando os membros de uma divisão de bombardeiros que levava o mesmo nome. Além disso foi incorporado ao estilo do motociclista as jaquetas com o brasão da divisão, as motos que utilizavam para o transporte, atribuindo a condição de andar em formação no solo como faziam no céu. Porém o próprio site dos Angels faz questão de não vincular essa imagem ao grupo, mas existe tantas histórias em volta desse mito que é muito difícil determinar o real surgimento do mesmo.

Outra coisa que contribui para o mito da ligação militar dos Angels é que antes de 1953 o Patch (Escudo do Clube) e as insígnias de destaque do mesmo eram baseadas no Esquadrão de Caça 85 e no Esquadrão de Bombardeiros 552. O símbolo do Patch é formada por um crânio com capacete com asas e com letras vermelhas escritas em um fundo branco. Esse emblemas são colocados em uma jaqueta ou colete de couro ou jeans.

ESQUADRÃO DE BOMBARDEIRO HELLS ANGELS

DETALHE DA INSCRIÇÃO NO BOMBARDEIRO

Os amigos dos Hells Angels carregam patchs com as seguintes inscrições, Apoio 81, Route 81, sendo que o 81 nada mais do que a numeração da iniciais do Angels no alfabeto (8=H e 1=A) sempre escrito em Vermelho com o fundo Branco. Os amigos recebem este tipo de emblema, pois o patch do Hells Angels só pode ser carregado por um membro do clube.


EMBLEMA PARA AMIGOS DOS HELLS ANGELS

O FBI e o SISC no Canadá classificam os Angels como um das quatro grandes gangues de motociclistas dos EUA e Canadá. Tudo isso se dá por conta do histórico dos membros envolvidos com ações criminosas dos mais diferentes níveis, o que é negado pelos Angels, que afirmam que são apenas um grupo de entusiastas por motos, e viagens. Porém é muito comum na vestimenta dos Angels é um losango branco com a escrita 1%. Essa inscrição é uma referencia a um comentário feito pela direção AMA (American Motorcyclist Association) de que 99% dos motociclistas eram pessoas respeitadoras dos bons costumes e da lei e que 1% restante era de desordeiros. Essa afirmação acontece após o incidente de Hollister em 1947, quando durante um dos eventos organizado pela AMA reuniram na cidade grupos de todo o país, que motivado pela mistura de álcool com testosterona travaram desafios de rua, com acidentes e desordem generalizada, porém não existem registros precisos sobre isso o que colabora mais uma vez com a centenas de mitos envolvendo os Angels.


Além disso o símbolo mais comum entre os Angels é a Inscrição “AFFA” Angels Forever, Forever Angels (ou seja um Angel sempre será um Angel).

SEMPRE EM FUNDO BRANCO


COMO SE TORNAR UM HELLS ANGELS

Para se tornar um dos Angels não é uma tarefa muito simples tem que cumprir algumas etapas que podem durar anos, os principais requisitos são:
ü      SER DO SEXO MASCULINO
ü      TER CARTEIRA DE MOTO COM VALIDADE
ü      TER UMA MOTO
ü      NÃO SER MENOR
ü      NÃO TER NENHUM DESVIO SEXUAL
ü      NÃO PODEM SER POLICIAL NEM AGENTE PENITENCIÁRIO

A partir do cumprimento desses requisitos, começa as etapas nas quais o candidato será avaliado, sendo elas:

MEMBRO FULL PATCH A ESQUERDA COM UM PRÓSPERO

HANG-AROUND (CONVIDADO OU SEGUIDOR)

A tradução correta seria penduricalho ou chaveiro, pois está junto mas não faz parte da estrutura apenas está junto. O Hang-around é indicado por um membro Full Patch para estar em alguns eventos do clube, ou para atender os sócios do clube em pontos de encontro conhecido. Se o Hang-around estiver interessado ele pode receber um novo convite e se tornar um associado, esse status de Hang-around pode durar de um a dois anos, podendo no final dessa época ser reclassificado como Prospect.

O Hang-Around não recebe nenhuma menção de ser parte do clube em sua vestimenta.

PROSPECT (PRÓSPERO)

O Próspero participa da maioria das atividades do clube, mas não tem privilégios nem voto, essa é uma fase de avaliação e para ele se adequar as normas do clube, para que ele possa passar a ultima fase de associação ao clube

Os Prósperos podem ter em seu colete apenas a parte do logo que contem o semi-circulo inferior com o estado ou cidade do clube e retângulo com as letras “MC” de Moto Club.

PRÓSPERO

FULL PATCH (PATCH FECHADO OU COMPLETO)

Para se tornar um Full Patch e ter direito a ostentar todas as cores do clube o Próspero passa por uma etapa em que deve viajar respeitando as seguintes camadas Estado, Região e Município se apresentando a cada membro Full Patch do clube nessas esferas para que cada um deles saibam quem é ele antes que votem na sua entrada no clube. Sim todos os Full Patch de um estado votam para a aprovação de um novo membro. Esse processo de viajem permite que todos os membros se familiarizem com o novo membro fazendo perguntas para determinar seu nível de compromisso e lealdade com o grupo.

Porém a votação não acontece de uma forma normal onde a maioria simples vence, conforme a esfera ou o grupo, basta um voto contrário para que o pedido seja rejeitado. Caso aceito o membro recebe em uma cerimônia de iniciação o restante dos itens do colete.

O membro Full Patch ostenta em sua vestimenta o semi-circulo superior com a inscrição Hells Angels, o semi-circulo inferior com o nome do estado ou cidade, o retângulo com as letras MC e a almejada “Cabeça da Morte” no centro.

Todos esses símbolos pertencem ao Hells Angels Moto Clube (HAMC) e não da pessoa. Assim caso o membro saia ou seja expulso ele deve devolver todos os emblemas ao clube.

FULL PATCH HELLS ANGELS - FRANÇA

A cultura dos Hells Angels está difundida em todo o Mundo e cada vez mais aumentam a condição não só como parte da história mas também do mito chamado HELLS ANGELS.

HELLS ANGELS DURANTE MUITO TEMPO ERAM RESPONSÁVEIS PELA SEGURANÇA DOS
ROLLING STONES

HELLS ANGELS DINAMARCA

HELLS ANGELS SUÉCIA
DIVERSÃO HELLS ANGELS

HELLS ANGELS HOLANDA





sexta-feira, 23 de setembro de 2011

ENTENDENDO O SURGIMENTO DOS MOTO CLUBES PARTE II

O PRIMEIRO MOTO CLUBE ORGANIZADO

Após o surgimento do movimento Rocker, das corridas de estrada e do Ace Cafe Bar, nada mais normal que a constituição de um grupo organizado em volta desses princípios. Assim surge em 1959 na East End Londres pelas mãos do Padre auxiliar John Oates o “59 Club”.


Hoje muita gente deve se assustar com essa parte, mas o clube não só foi formado por um Padre, como teve sua sede a Igreja local Eaton Mission. A East End era conhecida por ser uma região de moradia das classes mais baixas da sociedade inglesa, assim o surgimento do 59 Club servia para criar um atrativo para o divertimento saudável dos jovens da região.

Outro ponto positivo é que o movimento Rocker não contava com bons olhos na sociedade britânica, devido as corridas de rua e seu estilo rebelde. Assim o 59 Club surge como um novo seguimento mais sociável desse movimento.

Durante o crescimento do clube, a liderança passa a ser dividida pelo Padre Bill Graham e o Padre Shergold Hullet, que também são motociclistas como os jovens da época. Isso faz com que um ano depois o escudo do 59 Club seja elevado aos holofotes da sociedade inglesa, contando com a presença de motociclistas de competição e de músicos de sucesso na época. Além disso chama atenção também de pessoas de auto destaque na sociedade como:


PADRE BILL E PADRE GRAHAM


PADRE GRAHAM

PADRE BILL E SUA HONDA


PADRE BILL CELEBRANDO UMA MISSA PARA OS 59

PADRE SCOTT ANDERSON


PADRE BILL ABENÇOANDO UMA MOTO DE CORRIDA


PADRE BILL E THE 59 CLUB


ü      Sir. Cliff Richard, apareceu para o sucesso em 1958 como vocalista da banda inglesa “The Drifters”.

ü      Elizabeth Taylor, atriz mundialmente conhecida e que tinha surgido no cinema em 1942 aos 10 anos de idade no filme “There’s One Born Every Minute” e tendo até os anos 60 recebido 4 indicações ao Oscar.

ü      Lord Snowdon (Antony Armstrong – Jones), fotógrafo ingles que ficou conhecido como fotógrafo da realeza, e logo depois por casar-se com a Princesa Margaret irmã da Rainha Elizabeth II.

ü      Princesa Margaret, irmã mais nova da Rainha Elizabeth II.

Nos anos 60 o clube chegou ao status de maior do mundo com 20.000 participantes. Nessa época o 59 oferecia aos jovens locais a oportunidade praticarem futebol, mergulho, musculação e fotografia, além de promover passeios e piquiniques tudo sobre motos e ao som do Rock and Roll. O 59 Club, teve ramificações em toda Europa por promover também corridas como: “THE DRAGON RALLY” in Gales, “THE ELEPHANT RALLY” em Nurburgring na Alemanha e a mundialmente famosa prova da Ilha de Man.



ATIVIDADES FEITAS PELOS JOVENS


FESTA NO 59 CLUB


PING PONG


SINUCA


Ainda hoje o 59 é referencia de Moto Clube no mundo e é reconhecido por todos os outros como “O MOTO CLUBE GENUÍNO”. Apesar de suas bases o 59 Club não é um moto clube cristão e sim um clube social. Você pode saber mais do 59 Club pelo sito oficial www.the59club.org.uk .

 

terça-feira, 20 de setembro de 2011

ENTENDENDO O SURGIMENTO DOS MOTO CLUBES PARTE I

NA EUROPA

O PRINCÍPIO DOS MOTO CLUBES


Durante os anos 50, na Inglaterra surgiu um novo movimento que viria tornar o berço da cultura dos Moto Clubes.
No período do pós II Guerra Mundial o motociclismo detinha uma posição de prestígio e desfrutou de uma imagem positiva na sociedade britânica, sendo associada a riqueza e glamour. Porém na década de 50, a ascensão da classe média possibilita a compra de automóveis de baixo custo assim tornando as motocicletas o alvo dessa classe. Era um tempo em que o Reino Unido passava por racionamento de combustível, o que acabou por transformar a motocicleta e seu baixo consumo em uma forma de transporte mais viável da época.
 
O ESTILO ROCKER
Esse momento coincide com o surgimento do Rock And Roll, que embalava principalmente os jovens, que estavam mais presente no mercado de pós guerra e que dispunham de melhores financiamentos para compra de suas motos, nesse momento surge o que ficaria conhecido como movimento Rockers.
Os Rockers eram chamado assim por causa da ligação direta com o (Rock) e as corridas (Racers - Pilotos), tendo na somatória das duas palavras o nome do estilo. Também eram chamados de Leather Boys que quer dizer Garotos de Couro, uma alusão as roupas de couro ou por Ton-Up Boys, gíria do inglês para definir garotos que modificavam seus veículos (motos e carros) para que os mesmos ganhassem em desempenho para andar acima de 100 mph (160 km/h).

ROCKERS, LEATHER BOYS E TON-UP BOYS
Para que olhava de fora eram basicamente a mesma coisa, mas os Rockers eram os pilotos, os Leather Boys uma forma mais genérica e não necessariamente um piloto e os Ton-up Boys os mecânicos, que eram responsáveis de montar as CAFE RACER, ou motos dos pilotos.

AS MAQUINAS
ESTILO CAFE RACER
As motos pilotadas por esses jovens roqueiros eram conhecidas pelo seu estilo muito próximo das motos de corrida e como os grupos sempre se aglomeravam próximo aos cafés de beira de estrada, que também eram usados como pontos de partida e chegada para as corridas de rua, elas ganharam o nome de Cafe Racer.
As motos eram modificadas para o melhorar seu desempenho e dirigibilidade, por isso suas principais características eram:
ü      Motos esguias e leves, pois eram mais fácil de manejar do que as mais avantajadas;
ü      Acento para só uma pessoa, com uma saliência que impedia o piloto de cair da moto e o ajudava a ficar numa posição mais deitado para cortar o vento;
ü      Peças mais leves, aproveitando a ociosidade da industria militar aeronáutica os tanques eram menores e feitos de alumínio, bem como alguns capacetes.
ü      E o guidão mais baixo, seguindo também o plano do piloto ficar mais deitado sobre a moto os guidões eram fixados mais baixo ou até mesmo no garfo dianteiro para facilitar essa posição.
ü      Motores potentes.
Seguindo essa linha as motos prediletas dos pilotos eram a Triton a Norton Featherbed e a Triumph Bonneville.

NO SENTIDO HORÁRIO: DETALHE DO TANQUE E DO GUIDÃO, TRITON
TRIUMPH E NORTON
ACE CAFE LONDON

Um dos lugares que serviram como base para o movimento Rockers era o ACE CAFE LONDON. Um bar construído em 1938 a beira da estrada North Circular Road com o intuito de abrigar o público que fazia uso daquela estrada, e que por funcionar 24h começou a atrair os motociclistas da região que participavam de pegas nas estradas e que precisavam de um ponto de encontro pra organizar essas corridas. Durante a Segunda Guerra ele foi destruído, por estar situado próximo ao edifício de triagem da Wilesden ferroviária, sendo reconstruído em 1949.

MOMENTOS ANTES E DURANTE A GUERRA
Após o auge do movimento Rocker, o Ace Cafe London fechou suas portas em 1969, virando após essa época um revenda de pneus.

APÓS A RECONSTRUÇÃO
Porém em 1997 o Ace Cafe London é reaberto e volta a atender o público com uma estrutura que homenageia a cultura do motociclismo e do Rock and Roll. Você pode conferir no site http://www.ace-cafe-london.com
MAIS UMA BELA CAFE RACER

LARGANDO PRA MAIS UMA CORRIDA

ESTILO ROCKER
OS PRIMEIROS MOTO CLUBES

A TURMA DO TON-UP





sexta-feira, 16 de setembro de 2011

MUITO PRAZER, FÁBIO JAQUEIRE!

Finalmente eu me entendi com um site e estou fazendo o meu BLOG, com o intuito de mostrar coisas que gosto contar histórias minhas e de amigos, dar dicas de coisas legais que vivo e uma vez ou outra desancar o pau! (haha)

Por isso o meu primeiro post é dedicado a EU, MIM, ESSE QUE VOZ TECLA, O PRÓRPIO.

EU E MEUS MELHORES AMIGOS
MEUS IRMÃOS
Meu nome é Carlos Fábio Oliveira Jaqueire, mas graças a meu pai ter dado a meus irmãos o nome de Carlos com o segundo nome com a inicial F e seguido pelos mesmos sobrenomes ou era apelido (o qual tive uns 200 e por isso nenhum pegou) ou o segundo nome. Assim adotei os dois nomes que me diferenciam dos demais Fábio Jaqueire. Só pra constar meu avô paterno chamava-se Carlos Jaqueire, ao nome do meu pai só foi acrescido o Junior, e meu 3º irmão nomeou seu filho como Luiz Carlos.

Sou o quarto filho, além de caçula, sou temporão. Apesar de toda minha família ser de São Paulo, eu sou natural de Dourados, Mato Grosso do Sul. Nessa época meu pai era pastor da 1º Igreja de Batista de Dourados. Minha mãe chamava-se Nanci de Oliveira Jaqueire.

Depois de muitas mudanças de cidades acabamos parando em Bertioga, cidade do Litoral Paulista, na qual era habitual a passagem de nossas férias, devido ao vinculo familiar criado pelo meu avô materno que havia sido funcionário da Colônia de Férias do SESC, local onde minha mãe passou parte de sua infância.

Meus irmãos são Francisco o Chico Jaqueire, Fernando o Nandão ou Nandinho, e Flavio o Alemão. Todos esses são as minhas principais referencias do que sou hoje.

NO SUPER KART DO JAN BALDER E CHICO LAMEIRÃO
Com uma infância muito agitada, principalmente nos anos em que morei em Itapetininga e em Bertioga.

Em Itapetininga fiz tudo que um moleque arteiro, brinquei de taco, andar na linha do trem fazer e empinar pipa, bolinha de gude entre outras coisas, fiz amigos que mantenho até hoje. Fui mascote do Tiro de Guerra no ano em que o Chico estava servindo. Fui Lobinho no grupo Escoteiro Ibirací.

Já em Bertioga no começo foi muito parado, na minha rua não tinha muitas crianças próximo de onde eu morava, assim só sobrava a escola e as férias quando meu primo vinha pra cá ou eu ia pra São Paulo para fazer algo de diferente. Só na minha adolescência que eu comecei a fazer as minhas bagunças. Nessa época descobri a música, as artes marciais, o surfe, ecoturismo, turismo de aventura, vertical entre outras coisas. Além de momentos especiais vividos próximo aos eventos a motor, os quais sempre gostei muito.

Refinei meus gostos, aprendi (e ainda aprendo) muita coisa nova, novos gostos, participando de atividades das mais diversas que estarão fazendo parte dos meus posts. Além disso abrirei espaços para amigos e outros relatos que sejam interessantes.

Assim sejam bem vindo ao mundo de “TUDO QUE EU GOSTO!”.

FAMÍLIA NA MINHA FORMATURA DO PRÉ PRIMÁRIO



Sarg. BORSATO EU E Sarg. DAVI TG ITAPETININGA

APRESENTAÇÃO MUSICAL ESCOLA DE MÚSICA DE BERTIOGA

RICARDO COBRA (SEIVA TUR) E EU APÓS A TRILHA GARGANTA DO GIGANTE EM BERTIOGA

JIPRAIA BERTIOGA

MEU PAI E EU

MEU TIME CAMPEÃO

ARENA CROSS EQUIPE DE BANDEIRAS

CANÍDEOS MOTO CLUBE

BERTIHAND

DANIEL, EU E BOLIVAR BARBANTI 1º REGATA MARINHA DO BRASIL EM BERTIOGA

PRIMOS NO 90º ANIVERSÁRIO DA VÓ

LAMINAÇÃO DE PEÇAS

PEDRO GARRAFA, O GRANDE JAN BALDER E EU

EQUIPE TRUCK / JAQUEIRE COMPETIÇÕES
DA ESQUERDA PRA DIREITA, JANIO, EU, CARLÃO (PAI), ZÉ, ETTORE, NANDO
PILOTOS PUPO, PEDRO GARRAFA E DIEGO GARRAFA

OS FACERS GARRAFA, ZÉ CANECA, ORLANDO, NANDO, FERRAZ E ROMANO
FAMÍLIA