NA EUROPA
O PRINCÍPIO DOS MOTO CLUBES |
Durante os anos 50, na Inglaterra surgiu um novo movimento que viria tornar o berço da cultura dos Moto Clubes.
No período do pós II Guerra Mundial o motociclismo detinha uma posição de prestígio e desfrutou de uma imagem positiva na sociedade britânica, sendo associada a riqueza e glamour. Porém na década de 50, a ascensão da classe média possibilita a compra de automóveis de baixo custo assim tornando as motocicletas o alvo dessa classe. Era um tempo em que o Reino Unido passava por racionamento de combustível, o que acabou por transformar a motocicleta e seu baixo consumo em uma forma de transporte mais viável da época.
O ESTILO ROCKER |
Os Rockers eram chamado assim por causa da ligação direta com o (Rock) e as corridas (Racers - Pilotos), tendo na somatória das duas palavras o nome do estilo. Também eram chamados de Leather Boys que quer dizer Garotos de Couro, uma alusão as roupas de couro ou por Ton-Up Boys, gíria do inglês para definir garotos que modificavam seus veículos (motos e carros) para que os mesmos ganhassem em desempenho para andar acima de 100 mph (160 km/h ).
Para que olhava de fora eram basicamente a mesma coisa, mas os Rockers eram os pilotos, os Leather Boys uma forma mais genérica e não necessariamente um piloto e os Ton-up Boys os mecânicos, que eram responsáveis de montar as CAFE RACER, ou motos dos pilotos.
ROCKERS, LEATHER BOYS E TON-UP BOYS |
AS MAQUINAS
ESTILO CAFE RACER |
As motos pilotadas por esses jovens roqueiros eram conhecidas pelo seu estilo muito próximo das motos de corrida e como os grupos sempre se aglomeravam próximo aos cafés de beira de estrada, que também eram usados como pontos de partida e chegada para as corridas de rua, elas ganharam o nome de Cafe Racer.
As motos eram modificadas para o melhorar seu desempenho e dirigibilidade, por isso suas principais características eram:
ü Motos esguias e leves, pois eram mais fácil de manejar do que as mais avantajadas;
ü Acento para só uma pessoa, com uma saliência que impedia o piloto de cair da moto e o ajudava a ficar numa posição mais deitado para cortar o vento;
ü Peças mais leves, aproveitando a ociosidade da industria militar aeronáutica os tanques eram menores e feitos de alumínio, bem como alguns capacetes.
ü E o guidão mais baixo, seguindo também o plano do piloto ficar mais deitado sobre a moto os guidões eram fixados mais baixo ou até mesmo no garfo dianteiro para facilitar essa posição.
ü Motores potentes.
Seguindo essa linha as motos prediletas dos pilotos eram a Triton a Norton Featherbed e a Triumph Bonneville.
NO SENTIDO HORÁRIO: DETALHE DO TANQUE E DO GUIDÃO, TRITON TRIUMPH E NORTON |
Um dos lugares que serviram como base para o movimento Rockers era o ACE CAFE LONDON. Um bar construído em 1938 a beira da estrada North Circular Road com o intuito de abrigar o público que fazia uso daquela estrada, e que por funcionar 24h começou a atrair os motociclistas da região que participavam de pegas nas estradas e que precisavam de um ponto de encontro pra organizar essas corridas. Durante a Segunda Guerra ele foi destruído, por estar situado próximo ao edifício de triagem da Wilesden ferroviária, sendo reconstruído em 1949.
MOMENTOS ANTES E DURANTE A GUERRA |
Após o auge do movimento Rocker, o Ace Cafe London fechou suas portas em 1969, virando após essa época um revenda de pneus.
APÓS A RECONSTRUÇÃO |
Porém em 1997 o Ace Cafe London é reaberto e volta a atender o público com uma estrutura que homenageia a cultura do motociclismo e do Rock and Roll. Você pode conferir no site http://www.ace-cafe-london.com
MAIS UMA BELA CAFE RACER |
LARGANDO PRA MAIS UMA CORRIDA |
ESTILO ROCKER |
OS PRIMEIROS MOTO CLUBES |
A TURMA DO TON-UP |
5 comentários:
Muito bacana a materia, bastante interessante e instrutiva.....
Belo post Fabio, deu vontade de subir numa Nrton e sair acelerando........
Abs
A matéria é muito boa. Parabéns pelo blog Fabinho!!!!
irado fabinho!!!!!
VALEU PESSOAL! ESPERO QUE AO SUBIR EM MOTOS QUE ANDEM COM CALMA, JÁ QUE O IMPORTANTE É CHEGAR AO NOSSO DESTINO, SEJA ELE QUAL FOR!
Postar um comentário