Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de setembro de 2011

ENTENDENDO O SURGIMENTO DOS MOTO CLUBES PARTE I

NA EUROPA

O PRINCÍPIO DOS MOTO CLUBES


Durante os anos 50, na Inglaterra surgiu um novo movimento que viria tornar o berço da cultura dos Moto Clubes.
No período do pós II Guerra Mundial o motociclismo detinha uma posição de prestígio e desfrutou de uma imagem positiva na sociedade britânica, sendo associada a riqueza e glamour. Porém na década de 50, a ascensão da classe média possibilita a compra de automóveis de baixo custo assim tornando as motocicletas o alvo dessa classe. Era um tempo em que o Reino Unido passava por racionamento de combustível, o que acabou por transformar a motocicleta e seu baixo consumo em uma forma de transporte mais viável da época.
 
O ESTILO ROCKER
Esse momento coincide com o surgimento do Rock And Roll, que embalava principalmente os jovens, que estavam mais presente no mercado de pós guerra e que dispunham de melhores financiamentos para compra de suas motos, nesse momento surge o que ficaria conhecido como movimento Rockers.
Os Rockers eram chamado assim por causa da ligação direta com o (Rock) e as corridas (Racers - Pilotos), tendo na somatória das duas palavras o nome do estilo. Também eram chamados de Leather Boys que quer dizer Garotos de Couro, uma alusão as roupas de couro ou por Ton-Up Boys, gíria do inglês para definir garotos que modificavam seus veículos (motos e carros) para que os mesmos ganhassem em desempenho para andar acima de 100 mph (160 km/h).

ROCKERS, LEATHER BOYS E TON-UP BOYS
Para que olhava de fora eram basicamente a mesma coisa, mas os Rockers eram os pilotos, os Leather Boys uma forma mais genérica e não necessariamente um piloto e os Ton-up Boys os mecânicos, que eram responsáveis de montar as CAFE RACER, ou motos dos pilotos.

AS MAQUINAS
ESTILO CAFE RACER
As motos pilotadas por esses jovens roqueiros eram conhecidas pelo seu estilo muito próximo das motos de corrida e como os grupos sempre se aglomeravam próximo aos cafés de beira de estrada, que também eram usados como pontos de partida e chegada para as corridas de rua, elas ganharam o nome de Cafe Racer.
As motos eram modificadas para o melhorar seu desempenho e dirigibilidade, por isso suas principais características eram:
ü      Motos esguias e leves, pois eram mais fácil de manejar do que as mais avantajadas;
ü      Acento para só uma pessoa, com uma saliência que impedia o piloto de cair da moto e o ajudava a ficar numa posição mais deitado para cortar o vento;
ü      Peças mais leves, aproveitando a ociosidade da industria militar aeronáutica os tanques eram menores e feitos de alumínio, bem como alguns capacetes.
ü      E o guidão mais baixo, seguindo também o plano do piloto ficar mais deitado sobre a moto os guidões eram fixados mais baixo ou até mesmo no garfo dianteiro para facilitar essa posição.
ü      Motores potentes.
Seguindo essa linha as motos prediletas dos pilotos eram a Triton a Norton Featherbed e a Triumph Bonneville.

NO SENTIDO HORÁRIO: DETALHE DO TANQUE E DO GUIDÃO, TRITON
TRIUMPH E NORTON
ACE CAFE LONDON

Um dos lugares que serviram como base para o movimento Rockers era o ACE CAFE LONDON. Um bar construído em 1938 a beira da estrada North Circular Road com o intuito de abrigar o público que fazia uso daquela estrada, e que por funcionar 24h começou a atrair os motociclistas da região que participavam de pegas nas estradas e que precisavam de um ponto de encontro pra organizar essas corridas. Durante a Segunda Guerra ele foi destruído, por estar situado próximo ao edifício de triagem da Wilesden ferroviária, sendo reconstruído em 1949.

MOMENTOS ANTES E DURANTE A GUERRA
Após o auge do movimento Rocker, o Ace Cafe London fechou suas portas em 1969, virando após essa época um revenda de pneus.

APÓS A RECONSTRUÇÃO
Porém em 1997 o Ace Cafe London é reaberto e volta a atender o público com uma estrutura que homenageia a cultura do motociclismo e do Rock and Roll. Você pode conferir no site http://www.ace-cafe-london.com
MAIS UMA BELA CAFE RACER

LARGANDO PRA MAIS UMA CORRIDA

ESTILO ROCKER
OS PRIMEIROS MOTO CLUBES

A TURMA DO TON-UP





5 comentários:

Pedro Garrafa disse...

Muito bacana a materia, bastante interessante e instrutiva.....

Rui Amaral Lemos Junior disse...

Belo post Fabio, deu vontade de subir numa Nrton e sair acelerando........

Abs

Aline Andrade disse...

A matéria é muito boa. Parabéns pelo blog Fabinho!!!!

Bruno Formiga disse...

irado fabinho!!!!!

FÁBIO JAQUEIRE disse...

VALEU PESSOAL! ESPERO QUE AO SUBIR EM MOTOS QUE ANDEM COM CALMA, JÁ QUE O IMPORTANTE É CHEGAR AO NOSSO DESTINO, SEJA ELE QUAL FOR!