Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ENTENDENDO O SURGIMENTO DOS MOTO CLUBES PARTE III

NA AMÉRICA

A imagem de “Bad Boys” transmitidas pelos Moto Clubes se confunde muito com o surgimento dos clubes americanos, entre eles o mais conhecido de todos, os Hells Angels (Anjos do Inferno), que tem em sua cultura uma lista enorme de confusões e contravenções e crimes, fazendo deles um dos moto clubes mais temidos de todos os tempos.

EMBLEMA DOS HELLS ANGELS

HELLS ANGELS

Por volta de 1948 surge na Califórnia na cidade de Fontana através de uma fusão de ex-membros de outros moto clubes surge o grupo ou gangue chamado de Hells Angels. Muito se fala que a origem do Hells Angels vem a partir do final da II Guerra, quando os membros de uma divisão de bombardeiros que levava o mesmo nome. Além disso foi incorporado ao estilo do motociclista as jaquetas com o brasão da divisão, as motos que utilizavam para o transporte, atribuindo a condição de andar em formação no solo como faziam no céu. Porém o próprio site dos Angels faz questão de não vincular essa imagem ao grupo, mas existe tantas histórias em volta desse mito que é muito difícil determinar o real surgimento do mesmo.

Outra coisa que contribui para o mito da ligação militar dos Angels é que antes de 1953 o Patch (Escudo do Clube) e as insígnias de destaque do mesmo eram baseadas no Esquadrão de Caça 85 e no Esquadrão de Bombardeiros 552. O símbolo do Patch é formada por um crânio com capacete com asas e com letras vermelhas escritas em um fundo branco. Esse emblemas são colocados em uma jaqueta ou colete de couro ou jeans.

ESQUADRÃO DE BOMBARDEIRO HELLS ANGELS

DETALHE DA INSCRIÇÃO NO BOMBARDEIRO

Os amigos dos Hells Angels carregam patchs com as seguintes inscrições, Apoio 81, Route 81, sendo que o 81 nada mais do que a numeração da iniciais do Angels no alfabeto (8=H e 1=A) sempre escrito em Vermelho com o fundo Branco. Os amigos recebem este tipo de emblema, pois o patch do Hells Angels só pode ser carregado por um membro do clube.


EMBLEMA PARA AMIGOS DOS HELLS ANGELS

O FBI e o SISC no Canadá classificam os Angels como um das quatro grandes gangues de motociclistas dos EUA e Canadá. Tudo isso se dá por conta do histórico dos membros envolvidos com ações criminosas dos mais diferentes níveis, o que é negado pelos Angels, que afirmam que são apenas um grupo de entusiastas por motos, e viagens. Porém é muito comum na vestimenta dos Angels é um losango branco com a escrita 1%. Essa inscrição é uma referencia a um comentário feito pela direção AMA (American Motorcyclist Association) de que 99% dos motociclistas eram pessoas respeitadoras dos bons costumes e da lei e que 1% restante era de desordeiros. Essa afirmação acontece após o incidente de Hollister em 1947, quando durante um dos eventos organizado pela AMA reuniram na cidade grupos de todo o país, que motivado pela mistura de álcool com testosterona travaram desafios de rua, com acidentes e desordem generalizada, porém não existem registros precisos sobre isso o que colabora mais uma vez com a centenas de mitos envolvendo os Angels.


Além disso o símbolo mais comum entre os Angels é a Inscrição “AFFA” Angels Forever, Forever Angels (ou seja um Angel sempre será um Angel).

SEMPRE EM FUNDO BRANCO


COMO SE TORNAR UM HELLS ANGELS

Para se tornar um dos Angels não é uma tarefa muito simples tem que cumprir algumas etapas que podem durar anos, os principais requisitos são:
ü      SER DO SEXO MASCULINO
ü      TER CARTEIRA DE MOTO COM VALIDADE
ü      TER UMA MOTO
ü      NÃO SER MENOR
ü      NÃO TER NENHUM DESVIO SEXUAL
ü      NÃO PODEM SER POLICIAL NEM AGENTE PENITENCIÁRIO

A partir do cumprimento desses requisitos, começa as etapas nas quais o candidato será avaliado, sendo elas:

MEMBRO FULL PATCH A ESQUERDA COM UM PRÓSPERO

HANG-AROUND (CONVIDADO OU SEGUIDOR)

A tradução correta seria penduricalho ou chaveiro, pois está junto mas não faz parte da estrutura apenas está junto. O Hang-around é indicado por um membro Full Patch para estar em alguns eventos do clube, ou para atender os sócios do clube em pontos de encontro conhecido. Se o Hang-around estiver interessado ele pode receber um novo convite e se tornar um associado, esse status de Hang-around pode durar de um a dois anos, podendo no final dessa época ser reclassificado como Prospect.

O Hang-Around não recebe nenhuma menção de ser parte do clube em sua vestimenta.

PROSPECT (PRÓSPERO)

O Próspero participa da maioria das atividades do clube, mas não tem privilégios nem voto, essa é uma fase de avaliação e para ele se adequar as normas do clube, para que ele possa passar a ultima fase de associação ao clube

Os Prósperos podem ter em seu colete apenas a parte do logo que contem o semi-circulo inferior com o estado ou cidade do clube e retângulo com as letras “MC” de Moto Club.

PRÓSPERO

FULL PATCH (PATCH FECHADO OU COMPLETO)

Para se tornar um Full Patch e ter direito a ostentar todas as cores do clube o Próspero passa por uma etapa em que deve viajar respeitando as seguintes camadas Estado, Região e Município se apresentando a cada membro Full Patch do clube nessas esferas para que cada um deles saibam quem é ele antes que votem na sua entrada no clube. Sim todos os Full Patch de um estado votam para a aprovação de um novo membro. Esse processo de viajem permite que todos os membros se familiarizem com o novo membro fazendo perguntas para determinar seu nível de compromisso e lealdade com o grupo.

Porém a votação não acontece de uma forma normal onde a maioria simples vence, conforme a esfera ou o grupo, basta um voto contrário para que o pedido seja rejeitado. Caso aceito o membro recebe em uma cerimônia de iniciação o restante dos itens do colete.

O membro Full Patch ostenta em sua vestimenta o semi-circulo superior com a inscrição Hells Angels, o semi-circulo inferior com o nome do estado ou cidade, o retângulo com as letras MC e a almejada “Cabeça da Morte” no centro.

Todos esses símbolos pertencem ao Hells Angels Moto Clube (HAMC) e não da pessoa. Assim caso o membro saia ou seja expulso ele deve devolver todos os emblemas ao clube.

FULL PATCH HELLS ANGELS - FRANÇA

A cultura dos Hells Angels está difundida em todo o Mundo e cada vez mais aumentam a condição não só como parte da história mas também do mito chamado HELLS ANGELS.

HELLS ANGELS DURANTE MUITO TEMPO ERAM RESPONSÁVEIS PELA SEGURANÇA DOS
ROLLING STONES

HELLS ANGELS DINAMARCA

HELLS ANGELS SUÉCIA
DIVERSÃO HELLS ANGELS

HELLS ANGELS HOLANDA





Um comentário:

LECÃO disse...

Parabéns,o que demorei + de 8 anos para saber vc.publicou aqui,sorte dos leigos e outros(depois nos conversa).
O CRÂNIO ALADO é temido em todos cantos do mundo.
Lembrando que sua facção + temida é a de OHIO nos USA.
Aos amigos somos os 99%,respeitando sempre meus irmãos 1%.