Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

ENTENDENDO O SURGIMENTO DOS MOTO CLUBES PARTE FINAL

NO BRASIL
Em nosso país a história dos Moto Clubes é muito recente, e com certeza ainda em transformação, em seu inicio muito semelhante aos grupos americanos como Hells Angels, tinham mais o estilo de gangues e não como hoje em dia que são instituições mais familiares do que antes eram, parecendo mesmo que inconscientemente com o 59 Club que lemos no segundo post.
Tudo isso começa em 1989 com o ABUTRE’S M.C.

ABUTRES M.C.
Fundado no dia 10 de setembro de 1989, o ABUTRE’S M.C. é o maior motoclube do Brasil e um dos maiores do mundo, é formado por mais de 4000 motociclistas com ramificações em todas as regiões do Brasil e em alguns países. O nome Abutres partiu dos próprios fundadores do grupo, pois traz a idéia de liberdade e por ser a ave que voa mais alto, além de preta, como as vestimentas em couro dos membros.
Como nos moto clubes com muita tradição os ABUTRE’S tem uma linha muito rígida, o que é refletido também na entrada de um novo membro ao clube. Os passos para essa adesão são muito rigorosos entre eles:
ü      TER MAIS QUE 25 ANOS;
ü      SER CONVIDADO POR UM MEMBRO PETCH FECHADO;
ü      POSSUIR UMA MOTO PRETA;
ü      PARTICIPAR DE EVENTOS COMO CONVIDADO PARA SABER SE SEU PERFIL ENCAIXA COM A IDEOLOGIA ABUTRE;
Já no motoclube o novo membro passará por varias etapas que se inicia com indicação pela diretoria e após três meses de avaliação, para que esse membro novato passa a ser um “PARCEIRO”. Depois, com um ano de dedicação, viagens e comparecimento nos diversos encontros dos ABUTRE’S M.C., o “PARCEIRO” poderá se tornar “PRÓSPERO”. Na seqüência, com mais um ano de fiel dedicação ao ABUTRE’S M.C., e ser reconhecido pela Diretoria Nacional, é condecorado “MEIO ESCUDO” e por mais um ano de dedicação, após outro reconhecimento pelos seus atos pela Diretoria Nacional será condecorado a “ESCUDADO”.
Mas essa não é a fase final para um integrante do ABUTRE, existe uma forma de distinção dada pela Diretoria Nacional chamada de “NÔMADE” aqueles membros que seguem com dedicação os preceitos do Moto Clube.
Porém tudo isso que sei e aprendi vem da minha participação em um moto clube que me fez pesquisar sobre essas histórias bem como me fez gostar de estar na estrada em cima de uma moto.
CANÍDEOS MOTO CLUBE BERTIOGA

NOSSO ESCUDO

O Moto Clube Canídeos surgiu em agosto de 2002, como um grupo de amigos e amantes do estilo Easy Rider “Sem Destino”, tendo só moto, piloto e estrada como certeza. Porém apesar da imagem de “Meninos Maus” os clubes são formados em sua grande maioria por familiares, e pessoas das mais diferentes classes, suas indumentárias de couro vem do fato dos primeiros clubes serem formados por pilotos de caça e bombardeiros como já vimos antes, que justamente usavam motos como meio de locomoção, E ao contrário do que as pessoas acham, não somos motoqueiros e sim como classificado pelo código de transito MOTOCICLISTAS. Com esses ensinamentos como uma forma de mandamento forma-se nossa associação.

OS PILARES 
No começo o moto clube foi formado por UMA PEDRA FUNDAMENTAL e TRÊS PILARES, são eles o membros fundadores, Eder o “Micróbio”, Alex o “Lekão” e Patrícia a “Pati”. Graças a esses os Canídeos é hoje um Moto Clube conhecido nacionalmente formando uma base forte como clube. Além disso hoje são professores de como é um Moto Clube, de como se portar frente aos irmão de estrada e a sociedade, bem como andar em grupo.
ACIMA ETTORE, DA ESQ LEKÃO, PATI E MICRÓBIO

MICRÓBIO, PATI E LEKÃO

Hoje Lekão é o Presidente do Clube, Micróbio é o Vice Presidente e Pati é a Secretária.
Mas eles como eu tiveram um mestre, alguém que iniciou essa idéia e nos ensinou a ser essa família sobre rodas.
PRIMEIROS PASSEIOS, A PATCH AINDA ERA PRETA E BRANCA

ETTORE BELLAGAMBA A PEDRA FUNDAMENTAL
Ettore José Bellagamba, o Ettore, ou pra mim o tio, era um aventureiro nato, uma pessoa que sempre aprendeu a aproveitar a sua vida, que nunca teve medo de participar de coisas por todo o Brasil. Desde de muito jovem ia de bicicleta de sua casa a Interlagos, ver corridas de carro e moto, passa horas admirando as corridas, e quando a comida do seu embornal acabava recorria a uma goiabeira que havia no autódromo. Trabalhou no Jóquei como chefe de copa, como garçom em clubes e restaurantes de São Paulo. E até ganhou a vida muito tempo jogando sinuca. Mas o que ele gostava mesmo era de motor.
PATI, LEKÃO E ETTORE

Gostava de ver seu irmão andando de Moto tanto em Interlagos como em provas de Cross ou enduros. Também gostava de viajar conhecer lugares e pessoas. Sempre de sorriso fácil, boa conversa e muitos causos pra contar, gostava de ostentar títulos, como PRESIDENTE EMÉRITO DA ASSOCIAÇÃO DE CRIADORES DE SACI DE BERTIOGA (rs). Não tinha tempo ruim pra nada.
FAMÍLIA BELLAGAMBA
DA ESQ. ETTORE, TIA MARI, GIOVANI, PATRICIA, HEITOR E ETTOREZINHO
Em 2001 juntou-se a eu, meu pai, meus irmãos Chico e Flavio numa trupe até Londrina para ajudar nosso amigo Pedro Garrafa que conhecemos num evento de Jipe que organizamos na praia em Bertioga, na corrida das 3h de Londrina. Ettore mais uma vez se destacou na simpatia, tinha acesso livre a qualquer Box do autódromo, o que ajudou muito a nossa equipe, pois poucos sabiam, mas o conhecimento técnico dele ajudou meu pai a saber o que nos esperava na corrida.
NAS 3H DE LONDRINA
ETTORE, CHICO, EU, ZÉ E MEU PAI

MEU PAI, CHICO, ETTORE (MAIS ACIMA), NANDO, EU, DIEGO E PUPO

EQUIPE TUCK / JAQUEIRE
JANIO, EU, MEU PAI, ZÉ, ETTORE E NANDO
PILOTOS PUPO, PEDRO E DIEGO GARRAFA
2003 foi um ano que marcou muito a minha vida com a partida da minha mãe, nesse momento a amizade do tio foi fundamental, pois ele dedicou horas de todos os dias após a partida da mamãe para estar do lado do meu pai, e fazer com que ele se anima-se. Quando foi convidado pro casamento do meu irmão Flávio, não se fez de rogado, pegou as coisas subiu na moto passou por Botucatu pra ver o filho que morava lá, e seguiu para completar o 778km de estrada pra chegar em Ouro Verde. Ele não precisava nada mais do que a moto e a estrada para estar feliz. No final do ano foi a vez do meu pai casar, todos subiram um dia antes para o casamento, eu não tinha como subir antes e nem no dia. Qual não foi a minha surpresa quando o tio falou que me levaria pro casamento e de moto. Bom aquela foi minha primeira viajem de moto, e não poderia ter sido com pessoa melhor.
TIO ETTORE E EU
Dessa mesma forma é que ele ensinou aos Pilares do Moto Clube, bem como a cada Canídeo como devia ser.
Ele nos deixou esse ano, mas só fisicamente, porque em seus ensinamentos, em nossos corações em cada colete com a patch dos Canídeos ali está o Ettore a PEDRA FUNDAMENTAL.
HEITOR, ETTORE E GIOVANI

NOSSA FAMÍLIA


AMIGO SECRETO DE FINAL DE ANO

NÁDIA, HEITOR, MARI, ETTORE, PATI
O CLUBE
Em seus primeiros anos, o Canídeos M.C. apenas visitava a outros Moto Clubes, e logo começou-se a planejar as primeiras reuniões como anfitriões, mas isso deveria ser realizado a maneira “Easy Rider”. Ou seja a alimentação é dada pelo Moto Clube Local, e a bebida é por conta de cada um. E assim começa mais um ciclo nesta história, que passa por quatro quiosques, duas marinas e uma lanchonete da cidade. As primeiras reuniões eram realizadas uma vez por semana e recebia cerca de 50 pessoas em média que vinham de cidades mais próximas a Bertioga.
Com o passar dos anos essas reuniões passaram a ser realizadas uma vez por mês, e o numero de visitantes dobrou. Assim em seu 5° aniversário foi realizado na Marina Poligon a primeira festa, que apesar de modesta contou com a participação de 200 pessoas de diversos Moto Clube da região.
FESTA 6º ANIVERSÁRIO

FESTA 6º ANIVERSÁRIO

OS ANIVERSARIANTES

AS BANDEIRAS DOS AMIGOS

6º ANIVERSÁRIO
Em 2008 a primeira grande festa, aconteceu em uma pequena marina a beira do rio Itapanhaú comemorando nosso 6° aniversário. Aproximadamente 100 motos, uma média de 300 pessoas entre Motociclistas e visitantes da cidade, arrecadação de alimentos para as obras sociais da Paróquia São João Batista, presença de Moto Clubes do Litoral, Mogi, Biritiba Mirim, Suzano, São Paulo, Minas e Rio Grande do Sul, todos bem recebidos com show de duas bandas, churrasco e a tradicional banana na brasa.
Mas não paramos por ai, fizemos uma bela festa de 8 anos com mais de 1000 pessoas passando pelo evento, com bandas de rock, comida, brindes e solidariedade. E muitas outras virão graças a cada membro do Canídeo.
Por isso nos vemos nas estradas, mas como dizia Ettore “DEVAGAR TAMBÉM É PREÇA”.
NÓS

A TURMA

CHURRAS 8º ANIVERSÁRIO RENATO E JHOY

COLETES FECHADOS

ANIVERSÁRIO DE BERTIOGA

ANIVERSÁRIO DE BERTIOGA

EU NA FESTA DOS PIRATAS


CHURRAS



BATISMO DE ENTRADA MEU E DO RAPHA

ANIVERSÁRIO DE BERTIOGA



 

4 comentários:

Pedro Garrafa disse...

Sensacional esse teu blog Fabinho, pois ai nós encontramos informação e atração.O assunto a respeito dos Moto Clubes foi muito bem explorado e explicado, sanando com certeza duvidas que alguem como eu poderia ter .Ficou tudo muito bem explicado e documentado, monstrando toda a versatilidade que envolve os motos clubes e principalmente o nosso moto clube local, aonde ficou bem claro a interatividade e a cumplicidade até com o automobilismo.Foi muito bem destacado todas as fases de criação do Canideos Moto Clube, e principalmente, muito bem elaborada essa justa homenagem ao Presidente de Honra, o nosso inesquecivel amigo e parceiro Ettore.Enfim fico até bastante lisonjeado por ter sido citado e por fazer parte dessa imensa familia bertioguense, oque para mim é uma honra.Meus parabens por tudo o que foi postado até agora, e com certeza teremos muito mais coisas para nos entreter e nos informar nas proximas postagens futuras.Valeu amigo por todo esse teu trabalho e por todo carinho que pode distribuir e mostrar nessas materias veiculadas, voce já está parecendo até um veterano ......

FÁBIO JAQUEIRE disse...

MUITO OBRIGADO PEDRÃO, É SEMPRE BOM CONTAR COM OS AMIGOS, E BOM SABER QUE VC TEM GOSTADO DOS POSTS. TENHO ME ESFORÇADO PARA FAZER ISSO TUDO DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL. BREVES MAIS HISTÓRIAS COM GARRAFAS, JAQUEIRES E TODO MUNDO JUNTO. ESPERO CONTAR COM SUA COLABORAÇÃO MAIS VEZES!!
ABRAÇO!

NANDO JAQUEIRE disse...

E PENSAR QUE ISSO É SÓ O COMEÇO!!!
BOOOAAA FABINHO!!! TO ORGULHOSO!!

FÁBIO JAQUEIRE disse...

VALEU NANDÃO, ESPERO CONTINUAR MANTENDO O NÍVEL!