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segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O FIM DA ENDURANCE NO BRASIL - PARTE 2

INTERLAGOS PARA QUEM????
            O lendário circuito José Carlos Pace ou Interlagos, é ainda hoje um dos melhores e mais belos autódromos do Brasil, e até mesmo do mundo. Não é a toa que ele sedia a maioria das grandes corridas do país F1, WEC, FIA GT, Stock, F-Truck, entre outras, e durante muitos anos foi o cenário outras tantas corridas lendárias 25h de Interlagos, 500Km, 1000 Milhas.
            Mas hoje em dia fora a F1, Interlagos sobrevive de forma pouco automobilística. É interessante essa afirmação minha, mas desde a reforma no começo dos anos 90 para receber a F1 de volta a São Paulo, ele vem sofrendo com inúmeras reformas, bem e mal feitas, para receber o grande circo internacional e só.
            Suas instalações tem sido renovadas, o que é bom, mas o aproveitamento das mesmas não tem sido dos melhores. Show dentro do traçado, quadras poli esportivas, áreas que poderiam ser aproveitada com centro de convenções ou até mesmo um museu do automóvel e automobilismo poderiam ser abrigados dentro do espaço aproximadamente 1 milhão m² ou mais.
            A Prefeitura de São Paulo até acredito que pensou nisso quando colocou a SPTURIS para administrar o autódromo, mas acredito que o tiro saiu pela culatra por ser uma empresa de economia mista, que tem como maior acionista a própria prefeitura, e que ao invés de uma visão empresarial esportiva, tem uma visão política, e quando chega nisso ela se torna ineficaz, pois não existe uma verdadeira busca pelo LUCRO, mas sim pelo agradar politicamente setores com influencia eleitoral.
            Com isso todo ano nos rendemos as ameaças da FOM e FIA para manter a F1 aqui, e jogamos o resto para cima, e como a nossa Federação e Confederação não tem interesse de buscar uma verdadeira representação política, para realizar provas do certame regional, ou nacional são cobrados valores exorbitantes, que são repassados aos competidores para uso da estrutura. Ou seja a culpa não é só da Prefeitura, é também da CBA, FASP, CLUBES e PILOTOS E PREPARADORES, que não se mobilizam e aceitam tudo comodamente de cima para baixo.
            Para mim, Interlagos deveria passar por uma Concessão Onerosa, a uma empresa meramente de economia privada, por um período de 20 anos renováveis por licitação. Isso levaria novos ares ao circuito, que acredito poderia começar a dar lucro e manter ativo para o automobilismo durante o ano todo.
            Nessa concessão poderia ser colocado como termo de referencia o emprego de isenção de certas taxas ou facilidades para manter as provas do calendário da FASP num valor mais justo, assim reduzindo uma parte dos custos das inscrições. O que poderia gerar um aumento no número de participantes nas provas.
            Fora ações como estão sendo realizadas em estádios como Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi), Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), Urbano Caldeira (Vila Belmiro), entre outros, que fizeram estruturas como museu, área gastronômica, lojas de conveniência que geram o recursos financeiros através do turismo.
                   Mas o que isso tem haver com o final da Endurance no Brasil ou em São Paulo?
CUSTO DE LOCAÇÃO DO AUTÓDRO EM 2014
Estadual Carros ou Motos com uma ou mais categorias Estaduais de Carros ou Motos
08h00 às 18h00
A, B, C, D, E, F1, F2, H, I, J, K, L, M1, M2, M3, O, P1, Q, R, S
3 dias
 R$ 80.135,00
Autódromo Total 
08h00 às 18h00
Todas as áreas do Autódromo conforme proposta
por 1 semana
 R$ 305.435,00
OBSERVAÇÕES
·         Os Estacionamentos serão cobrados quando o Promotor de Eventos efetuar cobrança ao público.
·         Os preços desta Tabela são válidos para Carros, motos ou bicicletas.
·         Os custos de energia elétrica e água serão de responsabilidades do organizador do evento. 
·         No custo não estão inclusos o resgate médico, o seguro dos veículos, materiais e equipamento.
·         A liberação da pista deverá ocorrer até as 18h00.
·         Os preços acima elencados são meramente ilustrativos e não vinculam a Administração do Autódromo, devendo ser apurados caso a caso, na proposta comercial correspondente. 

Fonte Site do Autódromo de Interlagos
Link: http://www.autodromodeinterlagos.com.br/wp1/seu-evento-aqui/

TAXAS FASP 2014



 Fonte Site FASP.
Link: http://www.faspnet.com.br/upload/noticia/6914_0.pdf

BEIRAL DA MURETA DO BOX CORTADA


MATO

FIAÇÃO EXPOSTA

EM UMA DAS ETAPAS O BURACO NO CAMINHO DO PÁTIO FECHADO

EM UMA DAS ETAPAS O BURACO NO CAMINHO DO PÁTIO FECHADO

NA OUTRA ETAPA O TAMBOR DE "SEGURANÇA"

NA OUTRA ETAPA O TAMBOR DE "SEGURANÇA"



QUEDA DE PARTE DA COBERTURA


FIXAÇÃO DO GUARD RAIL



BEIRAL REMOVIDO

Lembrando que as fotos são de 2012 e não fui mais lá em 2013 e 2014.
Para encerrar deixo as seguintes perguntas e preciso de ajuda dos amigos para entender mais sobre esse assunto.
Esses valores em medida do que é oferecido por SPTURIS, CBA e FASP são justos ou eu que sou “Duro” demais?
Se algum maluco tivesse coragem e vontade de realizar novamente as provas Noturnas em Interlagos ele poderia fazer isso, ou só podem ser feitos eventos com o limite horário de 00:00h?
Vale a pena ser organizador independente de provas de Endurance em São Paulo?
E vamos nessa!!!

Até a próxima parte!

Um comentário:

Fabiani C Gargioni #27 disse...

A situação tá braba em Interlagos né Fábio???Uma pena não termos mais estas prova míticas de longa duração, no Brasil não tem jeito mesmo para praticar o nosso esporte, mas parabéns pelas postagens!!!